Share on FacebookGoogle+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest

Exposição Vandelli no Inhotim

A exposição O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli foi realizada no Inhotim em 2009.
O projeto apresenta uma nova visão sobre o passado colonial brasileiro relacionada a valorização do meio-ambiente. Integra um projeto homônimo, iniciado em 2006 com a digitalização de importante documentação inédita que encontra-se dispersa entre bibliotecas, arquivos e museus no Brasil e na Europa.
É um projeto que engloba pesquisa, edição de livros e site e tem como objetivo divulgar e tornar acessível este imenso acervo pouco conhecido sobre natureza e tecnologia brasileira no século XVIII.
O fio condutor é o naturalista Domenico Vandelli (1735-1816), grande articulador das viagens filosóficas ao território brasileiro. Vandelli foi professor de História Natural na Universidade de Coimbra e diretor dos jardins botânicos e museus de Coimbra e Lisboa. Orientou e instruiu seus discípulos a realizarem as viagens filosóficas sem contudo jamais pisar em solo brasileiro. Através destas viagens foi possível observar e descrever as colônias ultramarinas de Portugal, em especial o Brasil
As memórias, ilustrações e diários foram a janela por onde Vandelli imaginou o Brasil. Diversas viagens foram realizadas a partir de 1783.
O visitante é convidado a viajar através de registros e objetos da natureza que revelam o universo da história natural no século XVIII. Ciência, arte e natureza estão aliadas em vitrines contendo coleções históricas e documentos originais. O acervo pouco conhecido desse primeiro contato científico, feito por nacionais, está representado na exposição.

FICHA TÉCNICA:

Edição e projeto: Anna Dantes
Artista Convidado: Luiz Zerbini
Arquitetura: Israel Nunes
Projeções: Joana Ventura e João Bonelli
Trilha Sonora: Lucas Santtana e Chico Neves
Pintura do dragoeiro nos vidros da galeria: Marinho
Iluminação: Belight
Marcenaria: Francisco Rodriguez
Assistente de edição: Juliana Wahner
Revisão: Duas Águas Editoração e Consultoria
Produção: Automatica
Coordenação de produção: Luiza Mello
Produção e gestão do projeto: Marisa Mello
Produção: Arthur Moura, Mariana Schincariol de Mello
Patrocínio: Eletrobrás

fotos e vídeo da montagem por Pepê Schettino 

 

 

Folder

Convite

Livreto

Cartaz