Dantes Livraria

Introdução

A Editora foi criada dentro de um sebo de livros que existiu, entre 1994 e 2005, no Rio de Janeiro. A livraria era um espaço de 40 m2 de portas abertas 14 horas por dia, 7 dias por semana. Fomos abrigo para amigos, livreiros, leitores, engraxates, moradores de rua, poetas, festas, feiras, shows, discussões futebolísticas, debates, batucadas e uma acolhedora casa para a gata Troia e o gato Zulu.

Fomos escritório de Waly Salomão, “galeria” com curadoria de Marcos Chaves, cenário de filmes de Julio Bressane e Domingos de Oliveira, sala de estar de muitos bate-papos maravilhosos, calçada para poesia e música de Gilberto Gil, Jorge Mautner, Caetano Veloso, Rappa, Nelson e Rubinho Jacobina, seu Jorge, Otto, Fausto Fawcett, Chelpa Ferro, Lucas Santtana, Afroreggae , Berna, Rodrigo Maranhão, Pedro Miranda, Joyce, Frejat, Bangalafumenga e Baby Consuelo.

A Dantes Livraria foi um lugar animado que celebrava a cidade e a literatura. Agradecemos especialmente ao livreiro botafoguense Flaminio Lobo e também a Fatima (in memorian), Saulo, Tita, Philipine, Leo e a Paula pelas incríveis aventuras que vivemos nesse microcosmo.

* Livro Abrigo: título de uma obra que o artista Marcos Chaves criou especialmente para a vitrine da Dantes.

Ano

— 1994 – 2005