Filosofia da Casa

R$59,90

Categoria:

Desde crianças desenhamos casas, mas pouco refletimos sobre o que elas são, abrigam, ou deixam de fora.
Em Filosofia da casa. O espaço doméstico e a felicidade, Emanuele Coccia nos conduz, através de uma narrativa íntima e deliciosa, a vasculhar salas, quartos, cozinhas, banheiros e memórias.
Emanuele apresenta a casa como um lugar de relação com o mundo e com nós mesmos.
Filosofia da casa desdobra a experiência de Metamorfoses (Dantes, 2021) propondo, desta vez, adentrar os casulos para, enfim, ressignificá-los.
A parceria entre Emanuele e Luiz Zerbini, iniciada em Metamorfoses, continua nesta edição brasileira de Filosofia da casa. Desenhos do artista Luiz Zerbini aparecem como notas imagéticas que traçam um novo diálogo com o texto, modulando possibilidades.

SOBRE A EDIÇÃO
Traduzido do italiano por Alice Alberti Faria. Revisto por Sâmia Rios. Desenhos de  Luiz Zerbini. Texto das orelhas que abrem as portas do livro, assinado por Julia Sá Earp.

SOBRE O AUTOR
Emanuele Coccia é professor titular na École des hautes études en sciences sociales (EHESS), em Paris.
É autor dos livros A Vida das plantas (Cultura e Bar- bárie, 2018), Metamorfoses (Dantes, 2022).
Publicou um livro de teoria e fotografia junto com a fotógrafa holandesa Viviane Sassen (Modern Al- chemy, 2022), um diálogo epistolar filosófico sobre a luz com o fotógrafo Paolo Roversi (Cartas sobre a Luz, 2024) e um livro sobre a relação entre moda e filosofia com o ex-diretor criativo da Gucci, Alessan- dro Michele (A Vida das Formas. Filosofia do Reencan- tamento, 2024).
Codirigiu vídeos de animação, como Quercus (2019, com Formafantasma) e Heaven in Matter (2021, com Faye Formisano).
Também colaborou na realização de uma exposição sobre moda (The Many Lives of a Garment, ITS, Tries- te, com Olivier Saillard) e uma exposição sobre arte e ecologia (Dancing with All, no 21st Century Museum Kanazawa, em colaboração com Yuko Hasegawa).

SOBRE O ARTISTA
Luiz Zerbini nasceu em São Paulo, em 1959, e ini- ciou sua atividade artística no final dos anos 1970.
Iniciou sua atividade artística no final dos anos 1970. Expoente da chamada Geração 80, Luiz Zerbini é conhecido por fazer pinturas em grande escala de colorido exuberante, em geral figurativas e com in- cursões no abstracionismo geométrico. Suas compo- sições incluem a paisagem e as formas da natureza. Sua obra transita entre a pintura, a escultura, a ins- talação, a fotografia, a produção de textos e vídeos.
É um dos integrantes do Grupo Chelpa Ferro, que trabalha desde 1995 com sons e imagens por meio da realização de objetos, instalações, performances, shows e CDs.
Entre as exposições destacam-se: Paisagens Rumina- das, CCBB-RJ, Rio de Janeiro (2024), Siamo Foresta, Triennale Milano, Milão (2023); Dry River, Sikkema Jenkins & Co, New York (2022); A mesma história nunca é a mesma, MASP, São Paulo, Brasil (2022); Fire, Stephen Friedman Gallery, Londres, Reino Uni- do (2020); Nous Les Arbres, Fondation Cartier, Paris (2019); dentre outras.

 

PESO 0.330 kg
AUTOR Emanuele Coccia
NÚMERO DA EDIÇÃO 1
IDIOMA Português / traduzido do italiano
ANO DA EDIÇÃO 2024
PRODUTO SOB ENCOMENDA Sim
EDITORA Dantes
I.S.B.N.

978-65-88069-08-0

ALTURA  21 cm
LARGURA 14 cm
NÚMERO DE PÁGINAS 236
ACABAMENTO Brochura

Informação adicional

Peso 350 g
Dimensões 21 × 14 × 2 cm

Você também pode gostar de…